quinta-feira, 13 de maio de 2010

Muscle Warriors - Galaxy Warriors

Nos anos 80 e 90 foram comercializadas milhares destes guerreiros em cuecas e tronco nu que de certa forma se assemelham com os Masters Of The Universe ... A famosa linha da Mattel deu origem a varias linhas secundárias a que muitos chamam de "Knock Offs" ou "Bootlegs", no entanto, a quantidade e formatos disponíveis destas figuras foi tão vasto que é difícil de saber quais são os primeiríssimos a ter aparecido.

Photobucket

Desta figura eu lembro-me bem, no dia em que mo compraram tinha acabado de queimar a mão no ferro de engomar, e para acalmar a choradeira deram-me este guerreiro que tanta questão fiz de ter. Lembro-me de ser este cartão preto, e de que esta figura era de extrema má qualidade, poucas horas depois de a manusear desmanchou-se nas suas partes constituintes ... Foi no entanto uma figura que nunca esqueci e que quis voltar a achar assim que comecei a coleccionar Masters Of The Universe.
O seu nome oficial é Spike, e vem da linha Galaxy Warriors.Como referi, é difícil de saber se este é um original ou imitação, já o vi em vários cartões diferentes.

Photobucket

A parte de trás dos cartões pretos de muscle warriors trazem desenhos bastante rústicos, e são um cópia descarada dos Galaxy Warriors, repare-se que nem se deram ao trabalho de apagar o nome "GALAXY WARRIORS". O que vêm são basicamente todas as figuras destas linhas paralelas, aparecem frequentemente nas feiras, soltos, usados e frequentemente sem armas. Este foi achado em cascais na loja de um senhor que detinha um stock vasto destas figuras.

Photobucket

Datas? Não é possível precisar com toda a certeza, eu diria algures em 87-88.

2 comentários:

  1. Boa tarde. Antes de mais, parabéns pelos blogs e pela colecção de vintage MOTU. Sou o Mike, co-fundador do http://jomitoys.blogspot.com/. Temos lá muitas destas figuras que aqui mostras MOC mas sob a etiqueta de Galaxy Fighters. Isto era uma linha de enorme saída, uma vez que os MOTU eram a grande aposta da Mattel nessa altura e os preços sendo o que eram, faziam destes guerreiros de menor qualidade, o grosso dos exércitos de (e contra) Eternia :)

    ResponderEliminar
  2. Outra coisa... os 1ºs exemplares a rondarem as feiras apareceram na temporada de 85/86, com pernas fixas, e depois apareceram (no ano seguinte) com pernas móveis (ao estilo de MOTU).

    ResponderEliminar